top of page

História da Instituição

A AURPIF, Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos da Falagueira nasceu da vontade de um grupo de residentes em dignificar os idosos dando-lhes não só uma ocupação salutar para os seus tempos livres bem como todo o apoio e atenção que bem merecem.

Tendo ganho personalidade em 3 de Outubro de 1984 a AURPIF ficou instalada na Quinta de S. Miguel numa área pequena para os seus cento e cinquenta associados.

Como todos os organismos a AURPIF cresceu e o seu ninho tornou-se insuficiente para as necessidades, passando por isso a sua sede para a cave, nº8, da Rua João Hogan em 30.09.1993 graças ao apoio e cedência da C.M.A, que via nesta Associação um desenvolvimento imparável no apoio de todos que a procuravam.

Em 1998 a necessidade de espaço obrigou a direcção a avançar com obras no piso inferior tendo em vista melhorar sempre o apoio dado aos seus associados.

Imparável no seu crescimento em Dezembro de 1995 graças a um acordo com a Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo foi criada a Valência do Centro de Dia para dar resposta a 40 associados da freguesia da Falagueira - Venda Nova, que graças à  distribuição de almoços e lanches viram os seus parcos rendimentos melhorados.

A AURPIF conseguiu assim dar um grande passo para a qualidade de vida dos seus associados em situação económica mais difícil.

Em 1997 a AURPIF candidatou-se ao PAII (Projecto de Apoio Integrado a idosos) com validade de dois anos e do Ministério do Trabalho e Solidariedade para a Valência de Apoio Domiciliário. O projecto da AURPIF foi aprovado e em 1 Novembro de 1998 iniciou o Apoio a vinte utentes das freguesias da Falagueira e Venda Nova tendo na realidade apoiado mais utentes.

Tendo caducado a 31 de Agosto de 2000 o acordo com o PAII, foi assinado a 1 de Setembro do mesmo ano o acordo para a continuação da Valência de Apoio Domiciliário com a Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo. Esta Valência providencia a higiene do utente e do seu ambiente, tratamento de roupas, refeição ao domicílio, acompanhamento a consultas, exames médicos etc.

Hoje em dia o acordo com a Segurança Social foi alargado do Centro de Dia para 50 utentes (almoços, lanches e transporte de alguns utentes para a AURPIF e vice-versa) e do Apoio Domiciliário para 30 utentes distribuídos pelas duas freguesias - Falagueira e Venda Nova, muito embora, dado as necessidades da população esse número seja sempre muito superior ao acordado.

A AURPIF está também integrada no Projecto de Cuidados Continuados de Saúde do Centro de Saúde da Venda Nova, um complemento do Apoio Domiciliário, prestando serviços médicos e de enfermagem aos utentes que pelas suas limitações não se podem deslocar ao Centro de Saúde.

Além das Valências, a AURPIF desenvolve actividades recreativas e serviços aos seus associados nomeadamente: serviço de bar, serviço de barbearia, serviço de cabeleireira, medição da tensão arterial, ateliers integrados no Projecto Recriar a Vida da C.M.A, Grupo Coral Maria Lamas, passeios e convívios durante o ano, festas de: Junho - Sardinhada, Outubro - Aniversário da AURPIF, Novembro - S. Martinho, Dezembro- Natal, Tardes de fados e Matinés dançantes de Setembro a Junho.

A AURPIF pretende a breve termo alargar o Apoio Domiciliário também aos fins de semana, visando melhorar assim a qualidade de vida daqueles a quem o tempo e a sociedade não souberam gratificar conveniente tendo para isso já adquirido uma viatura ligeira de 2 lugares que além da distribuição de refeições ao domicílio será utilizada para o apoio aos utentes.

Desde o seu nascimento em 1984 a AURPIF tornou-se uma Associação jovem vocacionada para o apoio de todos os que a procuram, a prová-los estão os seus mais de mil associados. Para manter viva e em funcionamento a Associação conta presentemente com a seguinte quadro de pessoal: 1 Técnica Superior de Serviço Social, 1 técnico superior de Animação Sociocultural, 1 Técnica Administrativa, 6 Ajudantes Familiares, 1 Ajudante de cozinha  e 1 Empregada de Higiene Habitacional.

© 2016 por Assoc. Unit. de Reformados Pensionistas e Idosos da Falagueira criado com Wix.com

  • w-facebook
bottom of page